O ANTICRISTIANISMO NO FILME O HOMEM ARANHA 3: BREVE ANÁLISE SEMIÓTICA GREIMASIANA


O filme Homem Aranha 3 agride violentamente a fé cristã. Neste post farei uma breve análise semiótica do plano de conteúdo de um recorte do filme.


Para quem desconhece a semiotica francesa, trata-se de uma teoria e método de análise de discurso, apresentando por Algirdas Julien Greimas, em 1969, que permite analisar o que o texto diz e como diz. Não vou expor a teoria e o método, mas apenas aplicar ao recorte extraído do filme Homem Aranha 3.


Na cena em que o repórter fotográfico Eddie Brock, personagem de John Topper, demitido do jornal Clarim Diário por falsificar uma imagem do Aranha, vai a um templo católico orar e pedir socorro a Deus para salvar a sua carreira, ocorrem os seguintes eventos que podem construir um parecer de sentido de preconceito contra o cristianismo, a saber:


1- uma oração do personagem Eddie é feita ao Cristo;
2- a câmera foca o Cristo crucificado;
3- um som do sino ecoa no alto da torre da igreja;
4- uma porta misteriosa é aberta pelo personagem Eddie;
5- o Peter Parker (no alto da torre) se livra da roupa preta;
6- o elemento simbiótico cai sobre Eddie, que estava olhando para cima, e o transforma num ser maligno, vingativo e com força para executar vingança.

Segue análise do plano de conteúdo da semiótica francesa do recorte mencionado acima:

O recorte mostra dois homens buscando entrar em conjunção e disjunção com objetos de valores distintos: um quer se livrar do que considera mau (a roupa preta e dos poderes que ela tem) enquanto o outro procura entrar em conjunção com o que considera bom, o seu emprego de repórter fotográfico.

Eles são manipulados por valores modais distintos: Parker, pela sedução, já que era tímido e não conseguia se relacionar bem com sua amada, Mary Jane. Já Eddie é manipulado pela vingança.

Onde entra o preconceito?

Como os valores se alternam entre os sujeitos, o que é bom para um é mau para o outro. Depois de usar a roupa preta, a personalidade de Parker foi alterada e ele se tornou em um sujeito mau; mas Eddie antes da roupa preta era um sujeito não bom (porque mentiu e falsificou a fotografia) e depois dela se tornou pior, mau.


Perceba que a oração feita por Eddie ao Cristo, no templo cristão, parece que está sendo respondida. O parecer de sentido faz parte da análise. Para criar esse efeito, a câmera foca Eddie olhando o para o alto, Cristo, no plano contra-plongée, logo após, no plano plongée, o efeito criado sugere que Jesus está ouvindo e respondendo ao pedinte com algo misterioso que começa acontecer, o som do sino.
Nesse caso, o som surgido no alto da torre, onde Parker tenta se livrar da roupa, no primeiro momento, soa como resposta de Deus. Para Eddie a resposta da oração realizada está chegando.

Então veja que o percurso cria o sentido de que Eddie ora ao Cristo e é transformado no Venom. Venom representa vingança, o maligno, a pratica de atos cruéis e a possibilidade de se aliar a outro vilão para causar danos aos moradores da cidade.



Sutilmente, o filme sugere o sentido de que quem é ruim, por meio de Cristo, vai piorar. Se olhar por outro lado e inverter os valores, o bom é mau e o mau é bom.

No plano narrativo, o recorte cria o sentido de que a religião transforma o ser humano em alguém ruim, que a igreja é um lugar onde os homens alimentam suas vaidades e orgulhos e que o mau circula entre os cristãos.

No caso de Eddie, a resposta veio do alto com poder de vingança e na forma de Venom. Em outras palavras, o Deus que atormentou Parker, agora, manipula Eddie e o torna num atormentador. Além disso, percebam que o sagrado e o profano estão no mesmo ambiente, no templo, e isso sugere o sentido de que no templo cristão o mau circula entre as pessoas que lá estão. Enfim, tudo isso cria um simulacro ruim do cristão, da oração, do cristianismo e do Deus dos cristãos. Isso vai ao encontro daqueles que pensam que Deus criou o mau.

Deixamos as nossas crianças aos cuidados da industria cinematográfica e depois queremos saber por qual razão os jovens e adolescentes não querem mais ir para a igreja, ou pensam que Deus está nas em todos os lugares, como nas baladas, bebedeiras e assim por diante. O pior é que ainda existe aqueles quem insistem em dizer que não tem nada a ver assistir a um filme como esse. Não é apenas um filme, mas um projeto de desconstrução de valores da fé cristã.

Portanto, cuidado com o que estamos assistindo!!!

Vou parar por aqui, mas isso dá um bom artigo. Vou pensar no assunto.

Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem